Plutão
♇ Plutão - Transformação e regeneração

Plutão na Astrologia ♇

O glifo de Plutão pode ser dividido em três elementos: a cruz material que representa as forças terrenas, o círculo que representa as forças do céu, nosso espírito e o semicírculo, que representa as forças lunares. Ele simboliza nossa receptividade espiritual, a consciência iluminada acima da realidade mundana. Trata de crises e conflitos inesperados (mas transformadores) e dos assuntos difíceis de falar. Nele estaremos mais próximo do Divino (já que tendemos a olhar para ele nos momentos de crises) e sua influência nos molda de forma irreversível. A mensagem já vem elaborada e contra ela nada podemos fazer pois estamos sob um plano maior.

Características e Dignidades

Palavra-chave: Transformação
Tópico: Impulso destruidor ou reformador, fusão


Plutão, o mais lento dos planetas, quase não se desloca diariamente. Seu deslocamento total é de menos de 2 minutos por dia e é muito variável. Ele leva aproximadamente 248 anos para dar uma volta completa ao redor do Zodíaco e como possui um órbita excêntrica (uma vez por ano ele locomove para trás por cerca de 5 meses), o número de anos que passa em cada signo varia de 12 a 32. A Casa 8 está associada a Plutão, que também é co-regente de Escorpião juntamente com Marte como regente.

Plutão é o planeta do renascimento e da transformação. A força por trás dele pode ser vista como um poderoso impulso purificador que promove mudanças profundas por onde passe. Ele traz qualquer coisa à superfície, seja oriunda das profundezas (instintos) ou do além (espírito).

Como acontece com Urano e Netuno, o significado da posição de Plutão nos signos tem mais a ver com as marcas que cada geração deixa, revelando revoluções fundamentais e provocando drásticas transformações nas áreas da vida humana e da civilização como um todo.

Essas mudanças podem ser regenerativas ou degenerativas, mas geralmente os dois efeitos são sentidos em sua passagem por cada signo, resultando em extremos para o bem ou para o mal. Plutão gera mudanças lentas e permanentes e simboliza o inconsciente coletivo de uma geração.

As influências do planeta no indivíduo também têm a ver com transformação. A casa ocupada por Plutão pode mostrar uma parte da vida da pessoa que está sujeita a sofrer mudanças, assim como áreas da vida onde ela deseja ter mais poder.

As pessoas que têm Plutão com mais destaque em seu mapa astral tendem a ser intensas, sensuais e profundas, mas ela também podem se tornar um pouco solitárias.

As influências de Plutão no Mapa Astral

Plutão trata de um poder que é proibido para nós, reprimido, que nos foi negado. Simboliza personagens controversos, como membros de partidos, polícias e grupos violentos, criminosos, torturadores, espiões, adeptos da magia negra, além de terapeutas e psicanalistas.

O planeta trata fundamentalmente de forças e energias, ajudando o indivíduo a superar tabus e complexos emocionais, cortando as amarras do ego, ativando energias criativas que estão trancadas no inconsciente, recuperando forças antigas e instintivas e renovando totalmente o ser.

O lado positivo de Plutão torna possível entender estas forças e energias, ter controle sobre si mesmo, mergulhar e compreender o nosso interior. Através dele controlamos as energias que nascem do instinto, ganhamos uma enorme força de vontade e resistência, além de capacidade de cura, regeneração e transformação, tanto física quanto mental.

Já seu lado desarmônico pode promover comportamentos destrutivos, sentimentos de culpa, rejeição e distanciamento emocional. O indivíduo tende a se isolar, ficar cheio de segredos e reticente. Se sente fragilizado, vulnerável, podendo até ficar paranoico, com mania de perseguição.

A pessoa pode se tornar possessiva, dominadora e manipuladora. Se utilizar de chantagem emocional, se fazer de vítima e se tornar intolerante e cruel. Ambições, pensamentos e ações compulsivas e obsessivas passam a fazer parte da personalidade, assim como a atração pelo macabro e bizarro. Pode haver também uma maior sede por poder ou um desejo de ser onipotente.

Plutão traz esse poder, que pode ser para destruir, mas que serve essencialmente para regenerar e transformar. Quando nas mãos do ego, a energia de Plutão se manifestará como abuso de poder para fins próprios, por isso é importante dominar tendências negativas e direcionar o poder para seu lado positivo.

O lado sombrio de Plutão ainda representa o ego dominando o caos, o mundo das trevas, os poderes advindos do submundo, a matéria prima do lado escuro que, por ser rejeitada por nós, nunca evoluiu em direção a qualidades mais luminosas. Embora tidas como perigosas, essas forças é que movem nossa sexualidade, nossos instintos e a expressão criativa e consciente do nosso corpo, todos os seus processos orgânicos e automáticos, permitindo a sobrevivência, desenvolvimento e afirmação do indivíduo.

Plutão é diferente de Marte, cujo foco é a busca da sobrevivência e realização pessoal. Ele está a serviço de uma força maior, movido por um propósito superior. Não é mais o indivíduo que gera força e energia, essas são agora universais e se expressam através do ser.

Ao invés de lutar e conquistar para si, o indivíduo se despe do egoísmo e passa a fazer parte do coletivo, lutando por objetivos coletivos. Vontade e desejo são compartilhados por todos, embora cada um reaja a essas propriedades cósmicas de maneira distinta.

Derrubando tabus e ilusões

Plutão obriga o ego a entrar no subterrâneo, no mundo ambivalente. O ego, repleto de brilho e razão, é obrigado por Plutão (repressivo, mas também transformador) a mergulhar nas emoções e desejos antes proibidos e reprimidos, a acolher o instinto, as paixões e pensamentos que incomodam o ser.

A tarefa de Plutão é libertar a nossa psique, fazer com que nossa alma transponha os obstáculos e pesos emocionais, derrubando tabus e ilusões, impedimentos e dependências, vulnerabilidade e aprisionamento.

Ele mexe com as profundezas da nossa mente, com as lembranças do passado, revelando tudo até trazer a consciência completa à tona. Ele possibilita a elevação dos instintos da criação. Proporciona a chama do poder e nos ensina a utilizá-lo para promover uma transformação do nosso ser e do mundo que nos cerca.


O que estão falando sobre ♇ Plutão no Astrolink...


A influência de Plutão nas Casas Astrológicas

Plutão e você

Descubra qual a importância do astro Plutão no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum signo ou casa neste astro e quais são seus benefícios!