Netuno
♆ Netuno

Netuno ♆

Netuno desloca-se menos de 2 minutos por dia, se movimentando para trás uma vez por ano, aproximadamente por 5 meses. Ele leva aproximadamente 165 anos para atravessar todo o zodíaco, ficando cerca de 14 anos em cada signo. A Casa 12 está associada a Netuno, que também rege o signo de Peixes. Netuno simboliza os artistas, cineastas e escritores de ficção, os místicos, mártires e marinheiros, além de pessoas propensas ao uso de álcool, drogas e alucinógenos em geral.

O planeta trata fundamentalmente da inspiração para as artes, do entendimento místico, do auto-sacrifício, da ilusão e da sensibilidade em captar e compreender imagens. Trata da libertação incondicional do emocional, da superação de nossas frustrações e sofrimento. Netuno incita o desejo de alcançar novamente um paraíso que perdemos, de não queremos mais ser seres individuais, separados, de procurarmos uma plenitude unificadora.

O lado positivo de Netuno traz bondade, compaixão com o próximo, inspiração para as artes ou para o misticismo e uma sensibilidade intuitiva e contemplação que abre portas para receber o maravilhoso, o sublime. Lida com a busca do indivíduo em se redimir e transcender, da sua capacidade em se sacrificar e se dedicar. Além disso, trata também da nossa adaptação e convívio com o ambiente que nos cerca e da nossa capacidade de idealizar a realidade.

Já seu lado negativo traz características como apatia, passividade, ingenuidade, narcisismo e desejo de ser tratado como uma criança. Propicia relacionamentos que são altamente destrutivos, onde as pessoas se aprisionam mutuamente, fazendo com que seja praticamente impossível romper com esses fortes e doentios vínculos de dependência e de domínio mútuos. São relações autodrestutivas e parasitas, masoquistas e asfixiantes.

O indivíduo passa a idealizar e se impressionar com enorme facilidade, fica instável emocionalmente, suas ideias e motivações ficam tumultuadas. Faltam regras e metas, sua vontade é quase nula e ele é desorganizado, introvertido, indeciso. A realidade passa a ser distorcida, resultado de uma imaginação desenfreada, mentiras e perspectivas e idealizações exageradas. A pessoa ainda pode ficar aberta ao sofrimento, frustrações e limitações, o que pode aproximá-la do álcool e das drogas.

Netuno representa ainda uma vontade de romper com os limites do ser, de buscar uma comunhão total com o Absoluto, de libertar seus desejos e emoções da realidade opressiva. Impulsiona o desejo de nos libertar do material. Netuno quer acabar com as barreiras e diferenças entre os indivíduos e para isso se utiliza de processos psíquicos de identificação. Ele quer acabar com nosso isolamento, nossas dores e tristezas, dando um fim ao distanciamento entre as pessoas.

Netuno representa nossa obsessão de transcender tudo que nos limita, frustra ou causa dor. Representa a vontade que temos de voltar para nossa infância, para o momento de nossa criação, para nosso inconsciente mais profundo, para um mundo sem formas ou limitações. Netuno é o nosso desejo de encontrar o paraíso perdido e atingir a perfeição. É como um impulso escapista.

Por ser um planeta transpessoal, a posiçãoo de Netuno no signo tem um significado mais histórico e de geraçãoo do que pessoal. A posiçãoo de Netuno nos signos indica o tipo de expressão cultural manifestado pelas dificuldades criativas e imaginativas da humanidade num determinado período de treze anos. A geração que possui Netuno em determinado signo compartilha um destino espiritual comum. As faculdades intuitivas e criativas desta geração irão adquirir as qualidades do signo que Netuno ocupa.


Comente

A influência de Netuno nas Casas Astrológicas

Características

Palavra-chave: Intuição e Ilusão
Tópico: Impulso espiritual ou escapista

Dignidades

Exaltação: ♏ Escorpião
Exílio: ♍ Virgem

Netuno e você

Descubra qual a importância do astro Netuno no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum signo ou casa neste astro e quais são seus benefícios!