Escorpião
Escorpião

O 8° Signo do Zodíaco

"A ti, Escorpião, darei uma tarefa muito difícil. Terás a habilidade de conhecer a mente dos homens, mas não te darei a permissão de falar sobre o que aprenderes. Muitas vezes te sentirás ferido por aquilo que vês, e em tua dor te voltarás contra Mim, esquecendo que não sou Eu, mas a perversão de Minha Ideia o que te faz sofrer. Verás tanto do homem enquanto animal, que muitas vezes lutarás contra os instintos em ti mesmo. Perderás o caminho, mas quando finalmente voltares, terei para ti o Dom supremo das Finalidades e Propósitos. E Escorpião retornou ao seu lugar."

Segundo nível do elemento Água e regido pelo planeta Marte, Escorpião simboliza o conflito entre espírito e instinto, morte e desejo. De sentimentos contidos, interiorizados, secretos, Escorpião exterioriza seus sentimentos através de pulsações de obstinação ou compulsão. Prefere conduzir seus objetivos de modo obscuro e intenso, manipulando e controlando. A sinceridade e a franqueza de Touro encontram em Escorpião sua energia antagonista.

Escorpião precisa ter controle e pode desafiar tudo em prol de sua sobrevivência até as últimas consequências. Desafia até a própria morte e é essa negação da morte justamente o nascimento interior do signo. Não ter medo da morte ou de ir até as últimas consequências fazem com que Escorpião transcenda, se intensifique e resgate o signficidado primodrial da morte, o de transformação.

Sobreviver e possuir são os nortes de Escorpião, o que se dá através de uma força por vezes irracional, cega, quase animal. A impulsividade de Marte encontra em Escorpião sua forma mais intensa, obstinada e de uma introversão potente e agressiva. É também uma energia com alto poder de regeneração.

Considerado a "Porta Oculta do Zodíaco", Escorpião liga duas dimensões distintas, é a passagem para o terceiro e último nível do zodíaco. Quando os conflitos de Escorpião são resolvidos, o ser flui e fica em paz, a resistência acaba e tudo se harmoniza. Aceitando a morte, Escorpião alcança sua sobrevivência eterna e atinge um outro nível de sua consciência, devolvendo o homem à Ordem Inteligente do Universo, aceitando a vida sem reservas. Está envolvido nos processos mais completos da mudança e da transformação, entendendo com clareza o ciclo da destruição e da reconstrução, da vida e da morte.

"Eu Desejo" é o mote de Escorpião, e seu lado luminoso é enérgico, magnético, independente, solitário, intenso e corajoso. Já seu lado sombrio é obstinado, destruidor, arrogante, manipulador, que precisa sugar emocionalmente. O perserverante se torna destruidor, o profundo se torna obssessivo e o poderoso se transforma em um vampiro emocional. Equilibrar essas energias significa alcançar a verdade, serenidade, equilíbrio emocional, auto-controle, confiança e clareza de propósito.

Os Escorpianos...

Uma reflexão sobre os que nasceram com o Sol transitando pelo signo de Escorpião.

Nesta fase, o ser está preocupado com um desenvolvimento emocional que vai além da preocupação do canceriano com casa e família. O envolvimento emocional de Escorpião não é baseado no amor ou prazer, mas no controle e compreensão das emoções humanas e no papel que desempenham no processo misterioso da vida e da morte. Apesar de os escorpianos não passarem a vida toda refletindo sobre tais mistérios, na maioria são indivíduos curiosos e investigativos. São fascinados pela forma como as coisas funcionam, especialmente as pessoas e suas emoções. Seus poderes mentais e físicos de recuperação são notáveis e escorpianos verdadeiramente evoluídos podem aprender a usá-los para ajudar e inspirar outras pessoas.

Na superfície podem parecer fáceis de se lidar, simpáticos e sociáveis, mas são extremamente obstinados e com uma tendência para manipular e controlar. As chaves para o seu sucesso são a força de vontade e a capacidade de chegar ao fundo das coisas. Querem respostas e persistem até obtê-las. Os símbolos astrológicos de Escorpião são o escorpião e a águia, que representam a potência e o alcance da capacidade de poder e controle que os escorpianos podem desenvolver.

A águia, se for capaz de atingir grandes alturas por conta de ter conseguido dominar sua natureza inferior e superar suas paixões, vícios e as tentações da esfera sensual. Ficará acima do mundo físico porque regenerou-se. O escorpião, no entanto, representa aqueles que não regeneraram seus pensamentos e ações e ainda estão vivendo vidas degeneradas. Usam a sua astúcia e atacam quando menos se espera. São os que satisfazem de forma intensa as suas paixões urgentes, independentemente das consequências.

Em geral, são ambiciosos, eficientes, corajosos, talentosos e intuitivos. Podem também ser ciumentos, sarcásticos, rancorosos, teimosos, possessivos e vingativos. Gostam do que é difícil, das tarefas impossíveis. Gostam do trabalho que exija esforço contínuo, determinação e intensa concentração. São ótimos detetives. Têm determinação e força de vontade para completar qualquer tarefa. Possuem uma mente analítica, forte intuição, poder de raciocínio, percepção, capacidade de planejar muito à frente, forte magnetismo e energia. Têm opiniões muito definidas e essas opiniões podem ser tão rígidas que, à princípio, nada nem ninguém os faz mudar de idéia. É necessário muita dedicação para isso.

Fazem amigos com facilidade e logo querem ser íntimos. Gostam de saber quais são os planos das outras pessoas, mas, por causa de seu secretismo, não querem que elas saibam o que estão planejando. São capazes de fazer sacrifícios extremos por aqueles que amam. Se algum de seus entes queridos está sendo ameaçado de alguma forma, sentem que eles também estão sendo ameaçados e isto faz com que ataquem instintivamente, verbal ou fisicamente.

Como o inconsciente do escorpiano está mais no controle do que seu consciente, não recebem muito bem as críticas. Sob ataque, podem fazer uso eficaz tanto do silêncio quanto do sarcasmo. Infelizmente, às vezes seu sarcasmo pode se tornar vingativo. Podem esperar um longo tempo até conseguirem dar o troco. Em geral, precisam aprender a perdoar mais.

Geralmente é difícil enganar um escorpiano, pois sua intuição lhe permite compreender os motivos das outras pessoas e têm uma forte primeira impressão sobre elas - gostam ou desgostam logo de cara. O ideal é que aumentem sua flexibilidade, tanto no pensamento quanto na ação. Uma vez que seu curso de ação é definido, é difícil para eles mudarem de ideia. Coisas triviais os entediam e preferem se aprofundar em algo específico do que em várias outras coisas superficialmente. Quanto mais intenso, melhor. Em tudo que fazem, querem estar completamente absorvidos. Meio-termo definitivamente não é para eles, é tudo ou nada - ou é ou não é.

Geralmente querem chegar ao fundo de qualquer coisa que lhes interessa. Querem saber tudo e, quando sabem, permanecem misteriosos e dissimulados. Embora possa não parecer, existem fortes emoções e desejos trabalhando debaixo da superfície. Este poder é uma das razões de sua grande resistência. Às vezes, em suas batalhas, pisam nas outras pessoas pelo caminho, por isso muitas vezes são classificados como grandes santos ou grandes pecadores.

Consideram-se como seu próprio juiz, júri e carrasco e, às vezes, se punem. São autossuficientes, mas não necessariamente autoconfiantes. Raramente querem aparecer ou ser o centro das atenções. São saudáveis, mas podem cometer excessos com comidas, bebidas alcoólicas ou medicamentos - e principalmente na esfera sexual.

Em matéria de amor, são leais e gostam de demonstrar carinho, mas possuem tendências de possessividade, ciúme e controle da pessoa amada. São mais felizes e mais satisfeitos com um parceiro que combine amor emocional e sexual.

O que esperar dos homens de Escorpião?

De personalidade voluntariosa e dominadora, o escorpiano é autoritário. O medo não chega rápido para eles, por isso pode até escolher carreiras que flertam com o perigo, além de serem ambiciosos e competitivos. Reservados e intuitivos, passam muito do seu tempo sozinhos, mas podem se revelar verdadeiros amigos. Não daqueles que puxam o saco ou que grudam, mas do tipo que guardam o que foi feito por eles e retribuem em algum momento. Porém, podem nutrir tanto simpatia quanto aversão pelas pessoas, já que adoram extremos. Se acham que alguém o atrapalhou, podem guardar um enorme rancor e não perdoarem uma ofensa tão facilmente.

O escorpiano está sempre evoluindo, sempre mudando, por isso é feito de altos e baixos, mas sempre renasce e se reinventa, não importa a altura do tombo. Construir e reconstruir são suas palavras de ordem, seja na profissão, vida pessoal ou nos relacionamentos. É a energia de morte e do renascimento nas mais diversas escalas.

Entra de cabeça nos relacionamentos amorosos, mas pode ser volúvel e ardiloso, podendo escolher várias parceiras que serão capazes de lhe deixar feliz à longo prazo. Intenso, independente e corajoso, o escorpiano também pode ser misterioso, arrogante e perigoso. São influentes e conseguem manipular e modificar as pessoas através do seu poder psicológico, persuasivo e magnético.

Porém, o jeito reservado do escorpiano vai por água abaixo no amor, pois é incapaz de ocultar suas emoções para sua parceira. Ele demonstra seus sentimentos e cultiva um amor sólido, duradouro, mas sem rompantes, sempre do seu modo particular, com calma. Os únicos rompantes que pode ter são ciúmes exacerbados, seguidos possivelmente de enorme fúria e promessas implícitas de vingança caso detectem uma traição.

Empurrado pelas fortes necessidades sexuais, o escorpiano têm tendência para desejos compulsivos, ao ponto da obsessão se não estiverem alertas, o que pode fazer com que se envolvam em relacionamentos impulsivos e por vezes inadequados. São donos de uma incrível força de vontade e autocontrole para realizar seus desejos e objetivos, mas suas emoções atribuladas podem levá-lo a ser cruel em alguns momentos, até consigo mesmo. Para ele não existe amor platônico, quanto mais físico melhor.

O que esperar das mulheres de Escorpião?

A escorpiana pode ser caracterizada como a "predadora". Ela é fascinante, magnética, misteriosa e dona de uma enorme sensualidade, emanando certa sexualidade. Elas podem levar o parceiro ao desespero para logo em seguida o fazer ficar em êxtase.

Como não tem medo da vida ou da morte, nunca se deixará controlar ou condicionar por outro homem. Sempre busca seus desejos com uma mistura de estratégia e ousadia, seus planos são calculados friamente e não se importam com efeitos colaterais a outras pessoas, se necessário, para executá-los.

Escorpianas temem se expôr ou se abrir totalmente, sendo muito reservadas. São capazes de quase ler sua mente, querem saber seus segredos, porém não revelam quase nada sobre elas. São mestras em ocultar emoções e reações, mas se as suas necessidades forem reprimidas, tornam-se possessivas, ciumentas e vingativas.

Quando contrariadas, perdem a estribeira, se magoam, mas basta um pouco de carinho e massagem no ego para apaziguar as coisas. Outro ponto fraco da escorpiana é a convicção de que é irresistivelmente atraente. Mas se engana quem pensa que ela é ingênua. Essa é uma palavra que não existe em seu dicionário, por isso não é nada fácil enganá-la.

Ao entrar em uma relação, quer que dure para sempre e fará de tudo para isso. Ela ficará sempre ao lado do parceiro, apoiando-o, defendendo-o e honrando-o. Infidelidade simplesmente não faz parte do cardápio da escorpiana, mas quando seu parceiro se envolve com alguém, ela fica devastada. Mas por pouco tempo, logo ela se ergue das cinzas e começa tudo de novo, graças à sua incrível força de vontade, determinação e poder de regeneração. Essa mesma determinação é aplicada aos seus casamentos. Ela moverá mundos para fazer sua união dar certo.

Os outros astros e seus posicionamentos em Escorpião

Comente

Saiba mais sobre os 12 Signos do Zodíaco

Características

Elemento: Água
Período solar: 24/10 a 22/11
Planeta regente: ♂ Marte
Qualidade: Fixo
Natural da casa: Casa 8

Princípio: Reativo | Feminino - Yin
Palavra-chave: Intensidade
Mote: Eu desejo
Glifo: Cauda e ferrão do escorpião
Signo oposto: ♉ Touro
Anatomia: Órgãos genitais - Reto - Órgãos de reprodução - Bexiga.

Escorpião e você

Descubra qual a importância de Escorpião no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui este signo em algum lugar do seu mapa e quais são seus benefícios!




Pessoas de Escorpião

Amanda Rayanne
Amanda Rayanne (MG)

Icaro Costa
Icaro Costa (SP)

Jaqueline Barbosa
Jaqueline Barbosa (PI)

Andressa Pereira
Andressa Pereira (MG)

Fernanda Vitória
Fernanda Vitória (BA)

Luiza Gaspar
Luiza Gaspar (SP)

Melory Rodrigues
Melory Rodrigues (RS)

Victória Guedes
Victória Guedes (MG)

Lúcia Ceci
Lúcia Ceci (SC)

Ludmila Ferreira
Ludmila Ferreira (GO)

Nathália
Nathália (DF)

Evelyn Teixeira
Evelyn Teixeira (MG)

conheça mais Escorpianos