Quando Júpiter está em Libra
Equilibre-se! O momento é propício.

Quando Júpiter está em Libra

Astrolink
por Astrolink em Astrologia.

em 15/09/16 20h06 lido 1745 vezes

No dia 09/09/2016 Júpiter entrou no signo de Libra e lá permanecerá até o dia 10/10/2017. Júpiter passa um ano em cada signo, deslocando-se cerca de 13 a 15 minutos diariamente e levando aproximadamente 12 anos para atravessar todo o zodíaco. Na Astrologia, Júpiter é chamado de O Grande Benéfico, o astro que expande todas as coisas ao seu redor. Ao longo deste último ano, o trânsito de Júpiter em Virgem influenciou um aumento no número de pessoas necessitadas ou em crise. Também aumentou uma certa necessidade de consertar, curar, reparar, corrigir e melhorar todas as coisas e situações do nosso cotidiano. À princípio, a influência fez com que muitas pessoas se sentissem como se tivessem que superar vários obstáculos ou que suas habilidades de lidar com os problemas rotineiros tenha sido constantemente testada, além da sensação de estar correndo, mas sem sair muito do lugar.

Júpiter em Virgem está em seu exílio, ou seja, não cumpre totalmente o que sua natureza promete. Assim como em Gêmeos, Júpiter não se sente muito confortável quando está em Virgem. Quando passeia por este signo, sua influência pode fazer com que sejamos frequentemente confrontados com uma coisa depois da outra, uma sucessão de eventos e situações em nossa rotina. Muitas vezes esta sucessão é tão rápida que não somos capazes de concluir, corrigir ou nos curar completamente antes que a nossa atenção seja voltada a outra coisa.

O trabalho de Júpiter continuará, mas agora o astro está adentrando em um novo local energético: Libra. E neste signo (assim como em Aquário), Júpiter tem a chamada "triplicidade participativa", ou seja, sua dignidade é menor, mas pelo menos ele não é peregrino (saiba mais sobre as Dignidades Planetárias). A expressão de Júpiter de fato não é tão expansiva ou forte neste signo, e sim mediana, portanto não se deve esperar tantas promessas do astro como se ele tivesse em Peixes, Sagitário ou Câncer, por exemplo.

O passeio de um ano de Júpiter através de Libra tende a aumentar o escopo de relacionamentos, parcerias, envolvimentos sociais, uniões societárias e discursos sociológicos. Júpiter em Libra também pode ser considerado um peso a mais na balança da justiça social, do pensamento justo e das opiniões contemporâneas relevantes, além de questões relativas à manutenção da paz e harmonia. Enquanto Júpiter percorre o signo do equilíbrio, podemos pender de um extremo a outro. Do lado positivo da balança, Júpiter em Libra pode aumentar a apreciação pessoal, a interação social e ainda aumentar os potenciais românticos e financeiros. Tudo isso são tendências e não há garantias "formais" da realização de tais promessas, mas, se o seu mapa astral der uma ajudinha, estando em uma maior sintonia com este trânsito de Júpiter, então tudo que for mencionado neste artigo pode realmente sofrer uma ascensão positiva.

Júpiter em Libra aumenta o foco em ganhar um melhor equilíbrio interior e no desenvolvimento de um relacionamento mais harmonioso e venerado consigo mesmo e com o outro. Se você passou por muitos sacrifícios ou problemas ultimamente, a tendência de Júpiter em Libra é deixar entrar um certo ar fresco para que você possa desanuviar sua mente e equilibrar suas emoções. Uma vez que você consiga conciliar melhor seus próprios desejos e necessidades, você perceberá que pode ter acesso imediato a pessoas e situações que realmente valem a pena, que possuem valor e trazem benefícios. A prosperidade que você vislumbra internamente poderá se refletir através de suas interações com os outros. Portanto, se você quer ser respeitado, honrado, ouvido, ajudado, validado e/ou amado, faça isso primeiro, sem esperar recompensas, embora elas acabem vindo.

Durante este período (e mais ainda se o seu mapa ajudar), novos caminhos para conectar-se com os outros poderão se abrir ou podemos começar a dar mais valor e a enxergar mais oportunidades neste sentido. Muitas pessoas que tenham desistido de encontrar uma relação mais significativa e equilibrada em um relacionamento ou parceria, agora podem ter a chance de reconsiderar, refletir e encontrar possibilidades mais harmônicas de resolver tais áreas da vida. No caso de relacionamentos amorosos, não é que Júpiter em Libra seja sinônimo de encontrar um novo amor, não é isso. É que como este trânsito influencia uma maior compreensão e desejo no sentido de obter um melhor equilíbrio pessoal e no relacionamento, dependendo da consciência obtida, reformas ou rompimentos urgem para acontecer e de fato possuem uma maior facilidade de acontecer.

Júpiter transitando em energias librianas fica muito focado e direcionado no que é justo e harmonioso, de modo que associações desequilibradas ou infelizes não vão ser mais preferíveis do que seguir a caminhada sozinho ou de serem reformadas. No fim das contas, poderão acontecer situações que colocarão muitos relacionamentos em "check" dentro desse ciclo de Júpiter em Libra. Com isso, pode de fato haver um maior potencial para rompimentos, reconciliações, ou novos pares e novas sociedades, pois a importância é focar no que é justo e equilbrado, em uniões que tenham um bom "fair play". Uma boa frase para a analogia é: "ou soma, ou some!".

Libra é um arquétipo cardinal, naturalmente orientado a procurar novas experiências fora de si mesmo, no outro. Quer explorar a diversidade de interação no contexto social e também através da relação íntima com outra pessoa em diversas nuances. É um signo que aprende melhor através de outra consciência que sirva de contraponto, se valendo do contraste ou da comparação. É uma energia que se envolve com o outro a fim de observar a si mesmo em ação através da participação, comunhão e do processo de avaliação pessoal que naturalmente se segue desses comportamentos. Com isso, Libra formula uma opinião de si mesmo e de suas necessidades pessoais.

Durante o trânsito de Júpiter em Libra, podem surgir ou aumentar questões como co-dependência, além da pessoa poder ser mais influenciável em um relacionamento, onde ela pode se visualizar mais presa e sem conseguir encontrar uma saída decisiva. Estas questões podem aparecer na vida pessoal e até no mundo político, em um ciclo vicioso de dependências pessoais. Alianças, associações, empreendimentos colaborativos e contratos são coisas que estão sob a jurisdição de Libra. O que é justo e honesto perante a lei? É pra lá que a agulha da bússola irá apontar. Tendências sociais e normas que estão mais em voga exigindo uma nova legislação poderão ganhar mais foco e força. A legalização de certas drogas, os direitos dos transgêneros, o casamentos de pessoas do mesmo sexo, políticas sobre aborto, o direito de morrer com dignidade, o direito de viver com a mesma dignidade, o de portar armas, o de se expressar com liberdade, etc. Júpiter em Libra tende a causar um certo levante daqueles que querem melhorar a sua qualidade de vida ou fazer valer direitos mais justos e equilibrados.

Enquanto Libra pode pender para extremos, também pode estacionar em um ponto neutro devido a indecisão, uma fraqueza libriana que é muitas vezes baseada na desconfiança do processo de avaliação de si mesmo, do medo de se sentir excluído ou de trocar uma coisa pela outra sem saber se a que foi escolhida será melhor que a que foi deixada para trás. Libra sempre quer dar o melhor de sí e ter o melhor dos dois mundos, por isso fica tão difícil decidir. Manter uma aparência e o "status quo" pode ser igualmente importante para Libra, mesmo que o custo seja elevado. As decisões são muitas vezes obscurecidas por aquilo que é socialmente aceitável ou pelo medo de incomodar ou desagradar outra pessoa, danificando o equilíbrio do relacionamento interpessoal. Por conta disso, um libriano pode até passar por cima de suas próprias necessidades em prol da manutenção da paz, para manter um status ou para preservar um relacionamento ao invés de ficar só, sem o seu contraponto.

Qualquer falta de compromisso ou de monogamia que possa surgir em libra, geralmente se dá por conta da falta do envolvimento emocional esperado ou por conta de um interesse em explorar coisas diferentes, ou seja, "testar o outro lado". O inconstante libriano pode ser facilmente influenciado por uma promessa, uma expectativa projetada, pela propaganda ou aparência das coisas.

Júpiter tem o potencial de amplificar todos os pontos positivos e negativos de Libra quando se encontra neste signo. Mas, mesmo a energia sendo equilibrada ou desequilibrada, a arte de ouvir e de harmonizar são as qualidades mais valiosas que Júpiter em Libra pode influenciar. Quando a pessoa escuta com coração e mente em uníssono, não querendo apenas agradar ou obter algo em troca, Júpiter em Libra alcança um equilíbrio belo, intuitivo e de alto potencial harmônico. Quando este "selo de qualidade" é alcançado, Júpiter em Libra sabe o que dar e quando dar, sem pedir nada em troca. Também estimula o desenvolvimento de um sentimento refinado e gracioso de receber, onde é possível simplesmente dizer obrigado sem sentir a necessidade de ter que fazer algo para apaziguar qualquer incômodo da outra pessoa, sabendo sempre quando é o momento certo para retribuir, num timing preciso e natural.

Quando em Libra, Júpiter expande a nossa consciência em relação às nossas parcerias, a necessidade de se colocar no lugar do outro e nossas habilidades diplomáticas. Incentiva também a união, igualdade, compromisso, equidade, paz e harmonia. Uma boa dica para aproveitar todo o potencial deste trânsito de Júpiter e atrair suas influências benéficas é ser imparcial, tratando os outros como iguais, nos comprometendo sem nos tornar "capachos", sendo graciosos sem nos tornar puxa-sacos... Usar nossos talentos para a auto-promoção e para a mediação de conflitos de uma forma honesta e pragmática.

Direito, política, artes, design, arquitetura, matemática e diplomacia são potenciais vias de sucesso dentro deste trânsito. Nossas habilidades sociais irão contribuir com o nosso senso de realização e atrair o sucesso esperado - para si e para os outros!

Comente


ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.

Signos no Astrolink

Piscianos ♓   9.17%
Arianos ♈   8.79%
Cancerianos ♋   8.72%
Geminianos ♊   8.64%
Aquarianos ♒   8.58%
Taurinos ♉   8.56%
Escorpianos ♏   8.07%
Leoninos ♌   8.06%
Virginianos ♍   8.01%
Librianos ♎   8.00%
Capricornianos ♑   7.75%
Sagitarianos ♐   7.66%


O céu no momento...

Sol ☼ 03 Pei 31' 28"
Lua ☽ 08 Cap 16' 02"
Mercúrio ☿ 23 Aqu 06' 55"
Vênus ♀ 11 Ari 05' 41"
Marte ♂ 18 Ari 19' 07"
Júpiter ♃ 22 Lib 45' 14" R
Saturno ♄ 26 Sag 17' 17"
Urano ♅ 21 Ari 47' 02"
Netuno ♆ 11 Pei 23' 57"
Plutão ♇ 18 Cap 36' 06"
Chiron ⚷ 23 Pei 26' 52"
Lilith ⚸ 00 Sag 53' 29"
Nodo Norte 03 Vir 23' 20"

Aspectos ativos

Lua☽Quadratura □Vênus♀
Mercúrio☿Trígono △Júpiter♃
Mercúrio☿Sextil ⚹Urano♅
Marte♂Quadratura □Plutão♇
Júpiter♃Oposição ☍Urano♅